Notícias
"A Etnia Barcelona representa família, gosto e paixão de geração em geração”
Leia a entrevista com Catarina Seixas, Embaixadora da marca Etnia Barcelona dentro da Ergovisão.
- Etnia Barcelona, fale-nos um pouco desta marca internacional:
A Etnia Barcelona está no mercado há mais de 19 anos, passou por três gerações sendo que David Pellicer, neto do fundador Fulgencio Ramo, em 2001 criou a marca atual e introduziu a cor pela primeira vez num acessório que, sempre foi de cor escura, conta-nos Catarina Seixas, a Embaixadora da marca Etnia Barcelona.
Esta marca representa família, o gosto e a paixão passada de geração em geração por uma peça de arte que assume um propósito de saúde, não distingue classes sociais ou etnias.
- Podemos afirmar que os principais valores da marca são:
A Qualidade, envolta em toda a experiência e domínio técnico adquiridos ao longo dos anos, necessários para fabricar modelos distintos, com pequenos detalhes que conferem uma persona- lidade única e design que cada óculo merece;
A Cor, sendo a Etnia Barcelona pioneira no estu- do e aplicação de cor, trabalhando com mais de 400 referências de tons desenvolvidas por uma equipa de Design e pelo parceiro Mazzuccheli, consegue assim alcançar uma exclusiva e vibrante paleta de cores;
A Cultura, construindo a sua história com in- fluências artísticas, a Etnia Barcelona colabora com grandes lendas do mundo da arte e da fo- tografia, captando de uma forma única as suas criações;
O Cuidado, um dos nossos primordiais valores, conduziu-nos á criação do projeto Fundação Etnia Barcelona. Esta fundação nasceu com o propósito de prestar cuidados óticos às famílias mais vulneráveis, melhorando a saúde visual e a qualidade de vida.
- Que características podemos encontrar nesta marca?
A Etnia Barcelona tem características únicas que nos elevam ao patamar de reconhecimen- to internacional, desde o algodão, matéria prima usada para o fabrico do acetato 100% natural, à junção das cores e texturas, tanto no fabrico das armações como dos óculos de sol, às lentes com cristal mineral Barberini e tecnologia HD Colors, (a mais avançada do mundo), a sustentabilida- de presente nas embalagens 100% recicláveis e naturais (...). A marca proporciona assim uma melhor experiência de cor, uma qualidade visual perfeita, uma maior resistência, bem como a máxima proteção e conforto para os olhos dos nossos clientes.
Para além das caraterísticas técnicas e físicas dos nossos óculos, podemos encontrar coleções inspiradas em lendas do mundo das artes, como exemplo, em 2014, Steve McCurry fotografou a coleção Amor Apaixonado na África, inspirada nas cores vivas da savana e energia que emana de seu povo, em 2019 a Etnia Barcelona fez um tributo a David Bowie com uma coleção inspirada no estilo in- confundível do artista nos anos 70, entre muitas outras.
- Como é ser embaixadora desta marca?
Sou embaixadora da marca Etnia Barcelona des- de 2020. Considero-me uma privilegiada na me- dida em que tive oportunidade de conhecer bem de perto a Flagship Store, a única loja com sete pisos dedicados à arte dos óculos, em Barcelona. É uma loja cheia de recantos de arte, cor, alegria, história, qualidade e inovação no centro de uma cidade tão bonita como Barcelona!
Ser embaixadora desta marca é pegar numa ar- mação ou óculo de sol e conseguir sentir a ale- gria e o carinho que foi dedicado àquela peça de arte na junção das cores e texturas que vou mostrar ao meu cliente, transmitir sempre a con- fiança na qualidade do que este está a comprar, resultando assim na fidelização do cliente à mar- ca. É o acompanhar de toda a evolução da marca e estar sempre um passo à frente na criação. É aumentar o meu conhecimento e poder auxiliar os meus colegas com segurança, facilidade e as- sertividade transmitindo-lhes maior confiança na venda.
- Que pontos fortes destaca na marca?
Sem dúvida, as matérias primas que a marca usa, são de alta qualidade, o que permite às peças se- rem únicas e diferentes, mas também, o facto de a marca estar sempre a inovar e a acompanhar a evolução tecnológica de forma a conseguir chegar a todos.
- O que inspira a Etnia Barcelona?
Bem... uma das coisas com a qual eu me identifico é o facto de ser uma empresa familiar. Eu tenho uma família numerosa e, vejo o grupo Etnia Barcelona assim, como uma família numerosa. O que me inspira é a alegria, a diferença, a qualidade, a forma como a marca nos chega nas redes socias, repleta de tanta energia e cor, que nos desafia a querer conhecer e experimentar.
- Bem sabemos que a Etnia Barcelona tem uma ligação com a marca Ergovisão. O que nos destaca desta relação?
Confiança, profissionalismo, tecnologia, qualidade e, em certa parte, família. A Ergovisão também é uma empresa de gerações, logo, dado ao crescimento que se tem vindo a notar também é uma família numerosa. Caminhamos juntos, num mesmo rumo.
- Como vê esta marca independente em relação ao mundo da ótica?
Vejo uma marca que se coaduna com a qualidade que qualquer ótica pretende oferecer nos produtos que comercializa para os seus clientes.
2022.01.12