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“A Blackfin é única”
Em entrevista, Susana Fernandes, embaixadora da marca Blackfin, dentro da Ergovisão, fala-nos sobre esta marca incrível.
“Ser embaixadora de uma marca em que confiamos plenamente, é um privilégio!”
Conte-nos a história da BlackFin.
Em 1971 Maria Pramaor abre uma empresa e dá--lhe o seu apelido, e assim se inicia uma história que continua até hoje. Era uma outra Itália aquela dos anos sessenta e, no entanto, algo permaneceu igual aos dias de hoje. Já naquela época havia uma região famosa pelos óculos e pelo cuidado com que eram realizados. Trata-se de Agordo e foi precisamente aí que Maria Pramaor, em 1971, depois de nove anos como funcionária abriu o seu laboratório para fabricar armações.
Estes foram os primeiros passos de uma história comovente feita de paixão, competências e muita dedicação, “porque há certos valores que é preciso ter desde sempre, senão nunca os teremos.”
O que representa a Blackfin e quais são os seus principais valores?
A Blackfin representa um ponto firme, como os valores que a marca representa. O compromisso e a vontade de aprender são os mesmos desde o primeiro dia, o cuidado com o qual são desenvolvidas as armações não mudou, bem como o local onde as fabricam - nasceram em Agordo e lá se encontram até hoje - o estabelecimento mudou para que existisse mais espaço de modo a que os trabalhadores se sintam à vontade, no entanto, a empresa que hoje cria os óculos Blackfin continua a ser a eterna Pramaor. Guardam e cultivam preciosamente o seu legado histórico e as memórias dos seus entes queridos, perpetuando-os no presente e num futuro. Acreditam que entre o meio ambiente de trabalho e as peças que criam deve existir uma química especial de emoções e sensibilidade.
Que características podemos encontrar na marca?
Design futurista, excelentes materiais, as cores, a técnica aplicada no fabrico de cada peça, a sofisticação, a leveza, a qualidade, (…). A Blackfin é única… Tecnologia e criatividade para um “Tailor Made” ao serviço de cada cliente e com base na sua personalidade. Cada modelo Blackfin pode tornar-se verdadeiramente único através dos processos sofisticados de personalização do produto, desde a gravação a laser à escolha de cores personalizáveis. Mais ainda, a possibilidade de gravar o nome ou as iniciais no interior da armação, como na tradição das joias e na alta costura, acrescenta não só, um toque de classe aos óculos e melhora a personalidade de cada um, como também é um tributo à nossa cultura internacional da beleza.
Como é ser embaixador desta marca?
Ser embaixadora de uma marca em que confiamos plenamente, é um privilégio!
Que pontos fortes destaca na marca?
Arte, diferenciação, design, técnica, cuidado, são alguns dos pontos fortes que atribuo à marca. Cada peça Blackfin é única pela maneira como é realizada: cada óculo engloba de facto a habilidade, a técnica e a vocação artística das gerações de homens e mulheres que, com devoção, fizeram da sua produção uma verdadeira arte. São peças fabricadas a partir do titânio mais puro e do titânio beta que, além de serem naturalmente atóxicos e biocompatíveis, não apresentam resíduos de outros metais, o que resulta em peças antialérgicas, garantindo assim conforto e bem-estar.
O que inspira a Blackfin?
“A herança do passado e o respeito pela beleza que nos envolve e guia a nossa ética.” A devoção pelo que fazem, as emoções que colocam no que fazem, as suas pessoas, o lugar inspirador em que estão situados, são o meio ideal para se deixarem inspirar. Estes profissionais têm a sorte de exercer o seu trabalho num lugar deslumbrante… em certos aspetos, quase mágico - pequenos lagos de montanha, bosques seculares, torrentes alpinas e em cima, toda a glória das Dolomites. O esplendor da montanha na sua forma mais pura! Poderiam simplesmente limitar-se a contemplar o espetáculo oferecido pela natureza, mas decidiram deixar-se inspirar por toda esta beleza e colocá-la nos óculos que fabricam. Acreditam que não serviria de nada viver num lugar magnifico, se depois o traíssem ao realizar algo de medíocre.
Bem sabemos que a Blackfin tem uma ligação com a marca Ergovisão. O que nos destaca desta relação?
Uma parceria saudável, ambiciosa com resultados muito positivos de parte a parte. A Ergovisão gosta de desafios e, trabalhar com a Blackfin, é um verdadeiro desafio. O facto de não ser uma marca de “passerelle” não a torna tão conhecida e esse é o verdadeiro desafio. É uma marca que é dada a conhecer em loja, em cada ponto de venda. Estou certa, pela experiência que tenho a trabalhar a marca há cerca de 4/5 anos que, quem compra Blackfin dificilmente troca de conceito. Muitas vezes fazem questão inclusive de manter exatamente o mesmo modelo.
Como é que vê a marca em relação à tecnologia?
Cada armação é idealizada e fabricada unicamente. O titânio é japonês, o tratamento, por outro lado, é completamente italiano. São trabalhadas as placas de titânio no seu estado mais puro. Este processo é uma verdadeira obra prima de engenhosidade, design e tecnologia. Somente trabalhando com os mais avançados meios tecnológicos se conseguem acabamentos ao estado da arte que a Blackfin apresenta no resultado final.
2022.01.26